Dentre os desafios da pesquisa científica, está o de divulgar seus resultados e de evidenciar seu potencial de transformação de realidades. Diante desse cenário, é papel dos pesquisadores buscarem interlocução com os diferentes setores da sociedade civil, construindo pontes de conhecimento e gerando engajamento com o desenvolvimento de uma ciência aplicada. Foi o que aconteceu com os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial no Ensino Superior (GEPEE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), que tiveram algumas de suas produções científicas visibilizadas no desfile das escolas de samba do Carnaval 2023, ocorrido no último dia 11 de fevereiro, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel em Belém-Pará. 

Além de referências para a construção do enredo da Embaixada de Samba do Império Pedreirense, um livro organizado e uma dissertação desenvolvidos no âmbito do GEPEE-PPGCIMES foram destaque no carro "abre-alas" da escola, como pode ser conferido na transmissão ao vivo do desfile, realizada pela Prefeitura de Belém e disponível aqui

 

 

E quem disse que Carnaval não é espaço para ciência?

Mais do que uma oportunidade de divulgação científica, o desfile da Império Pedreirense foi um excelente momento para reflexão e sensibilização da sociedade para as necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema “TEA: Temos o Elixir do Amor”, a escola levantou a bandeira contra o preconceito e deu visibilidade a temas estudados no âmbito do PPGCIMES, como a importância do desenvolvimento e da implementação de políticas públicas e estratégias educacionais para a inclusão e o acolhimento de TEAs no Ensino Superior. 

Uma das produções de destaque foi o livro "Tecnologia Assistiva na Educação Básica e Superior: recursos e serviços para atuação com estudantes com deficiência", organizado em 2022 pela profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves, docente do PPGCIMES, em conjunto com as pesquisadoras Eldra Carvalho da Silva, Carla Adriana Vieira do Nascimento e Rosilene Rodrigues Prado. A obra reúne artigos sobre tecnologia assistiva e exemplos de desenvolvimento e aplicações em contextos educacionais diversos. Entre os capítulos estão os que foram elaborados pelos discentes do Curso de Mestrado Profissional do PPGCIMES e que cursaram a disciplina optativa "Desenvolvimento de Produtos Educacionais para Tecnologia Assistiva", ofertada no semestre letivo 2021.2, pela profa. Arlete e pelo prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro

 

 

A Império Pedreirense também destacou no seu abre-alas a dissertação "Intensitea: protocolo de exercício físico para funções executivas de universitários(as) com TEA", defendida em agosto de 2021 pela Terapeuta Ocupacional e Mestra em Ensino pelo PPGCIMES Adeline Oliveira da Silva. A egressa do PPGCIMES foi orientada pela profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas e coorientada pela profa. Arlete Marinho Gonçalves. O objetivo do trabalho foi elaborar e validar um protocolo de exercícios físicos que estimulem funções executivas de atenção, inibição e memória de trabalho em discentes com TEA, a ser utilizado por profissionais que atendam esse público no Ensino Superior.

 

 

Fotos: Capturas de tela da transmissão ao vivo no Canal da Prefeitura de Belém no YouTube.