No dia 05 de abril de 2023 (quarta-feira), às 10h, será realizada a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), que será proferida pela profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves, e terá como tema "Estou na pós-graduação interdisciplinar. E agora?". A aula é aberta ao público e será realizada de forma presencial no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE), com transmissão ao vivo pelo Canal do PPGCIMES no YouTube. 

Na aula, a professora convidada discutirá o perfil dos ingressantes e a responsabilidade dos discentes de um curso de natureza interdisciplinar e pretende fomentar a reflexão dos participantes sobre o compromisso dos mestres formados na e para a Amazônia.

Sobre a professora convidada

Terezinha Valim Oliver Gonçalves é professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA) e criou, em 1979, o Clube de Ciências da UFPA, visando a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da instituição, e oportunizando processos de iniciação à docência desde o início da graduação e de iniciação científica de estudantes da Educação Básica. 

No âmbito do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), unidade acadêmica a que está vinculada na UFPA, Terezinha coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e  Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do IEMCI, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o Polo Acadêmico UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), de 2014 a 2019. Além das funções de gestão, Terezinha sempre atuou como docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados. 

A sua trajetória acadêmica teve início em 1975, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual realizou os cursos de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas e  de Licenciatura em História Natural. A professora também possui especialização em Ecologia Humana pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Educação também pela Unicamp. 

Terezinha Valim tem vasta e reconhecida experiência de pesquisa na área de Educação em Ciências, já tendo sido coordenadora adjunta da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES (2007 a 2011), atualmente Área de Ensino (número 46), a qual o PPGCIMES está vinculado. Entre as principais linhas de investigação da docente estão: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa.