Disciplinas Optativas

No segundo semestre de atividades do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), que vai de 11 de outubro de 2021 a 14 de janeiro de 2022, serão ofertadas, no formato remoto, quatro disciplinas optativas, conforme detalhamento a seguir:

 

- Desenvolvimento de Produtos Educacionais para Tecnologia Assistiva

Docentes responsáveis: Arlete Marinho Gonçalves e Dionne Cavalcante Monteiro.

Ementa: Aspectos teóricos sobre a Tecnologia Assistiva. Pessoa com deficiência, mobilidade reduzida e as funcionalidades que garantem autonomia e independência desse público. Desenvolver competências para o ensino e aprendizagem, orientadas para o uso e desenvolvimento de tecnologia assistiva para cada tipo de deficiência, tornando-os acessíveis. Prática 1: Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos: Desenvolvimento de sistemas embarcados: Sensores, Comunicação de dados, programação em dispositivos móveis. Prática 2: Acessibilidade em materiais digitais para pessoas com deficiência sensorial. Adaptações de baixo custo para pessoas com deficiência física. Metodologias diferenciadas para deixar acessível materiais para deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.

Dias e horários: Quintas-feiras, de 8h20 às 12h.

Número de vagas: 20 vagas.

 

- Matemática e Arte

Docente responsável: Cristina Lúcia Dias Vaz.

Ementa: Explorar e utilizar conceitos, técnicas e procedimentos matemáticos em produções artísticas para promover um diálogo interdisciplinar entre a Matemática e Arte e a articulação entre conhecimentos matemáticos e criatividade. Entre os assuntos a serem estudados estão: Apurando o olhar: Matemática e Arte. Geometria Fractal com Arte. Curvas com Arte. Superfícies com Arte.

Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.

Dias e horários: Quartas-feiras, de 14h às 18h.

Número de vagas: 10 vagas.

 

- Metodologia de Validação de Processos e Produtos Educacionais

Docentes responsáveis: Marianne Kogut Eliasquevici e Maria Ataide Malcher.

Ementa: Desenvolver competências metodológicas para avaliar criticamente processos e produtos educacionais inovadores visando a sua validação. Entre os assuntos a serem estudados estão: Avaliação e validação de processos e produtos educacionais. Critérios para avaliação de processos e produtos educacionais inovadores. Metodologias qualitativas de avaliação. Metodologias quantitativas de avaliação. Planejamento e desenvolvimento de pesquisas de avaliação de inovação.

Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.

Dias e horários: Quintas-feiras, de 14h30 às 18h30.

Número de vagas: 25 vagas.

 

- Oficina Pedagógica: Formação Critico-Reflexiva de Docentes no Ensino de Línguas Estrangeiras

Docente responsável: Marcus de Souza Araújo.

Ementa: Discutir necessidades e expectativas crítico-reflexivas na formação de professores na contemporaneidade. Analisar perspectivas de ensino de línguas estrangeiras em contextos diversos. Examinar questões teórico-metodológicas em práticas de ensino presenciais, on-line e hibrida.

Carga horária e créditos: 60 horas, 4 créditos.

Dias e horários: Quartas-feiras, de 9h às 12h.

Número de vagas: 20 vagas.

 

O calendário detalhado de atividades (síncronas e assíncronas) será divulgado posteriormente pelos(as) docentes responsáveis, assim como outras informações de cada disciplina.

Matrículas – Para discentes do PPGCIMES, as matrículas serão realizadas de 4 a 8 de outubro de 2021, conforme orientações a serem enviadas pela Coordenação do Programa.

Discentes de outros Programas de Pós-Graduação e ouvintes devem entrar em contato via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) declarando interesse na(s) disciplina(s) que deseja cursar. As solicitações serão encaminhadas para avaliação dos(as) docentes responsáveis pelas disciplinas e deferidas considerando o número de vagas disponíveis.