Nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, ocorreu o encerramento da “Oficina de Mídias”, ministrada pelo grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, que iniciou no dia 28 de setembro, voltado para os projetos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), foi realizado no Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA. 

Nos dois dias de programação, participantes e ministrantes compartilharam conhecimentos sobre produção, captura e edição de materiais em diferentes mídias para ações de ensino-aprendizagem e/ou divulgação científica. Foram abordadas, na prática e conceitualmente, as diferenças entre comunicação da ciência, divulgação científica, popularização da ciência, disseminação científica e difusão científica; além de temas como fotografia e audiovisual; edição de vídeo; planejamento e elaboração de roteiro.

O Prof. Dr. Miguel Chaquiam, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e que atuará em colaboração com a UFPA durante a SNCT 2017, disse que a oficina despertou um novo olhar sobre a captura da imagem, com foco em divulgação científica. “Durante a programação, enxergamos novos usos para os recursos tecnológicos que disponibilizamos. Com o celular, que é um objeto que a maioria de nós possui, conseguimos fazer um excelente material que pode ser utilizado como propagador e difusor de ciência”, enfatizou. 

Conhecer elementos relacionados a fotografia, como composição fotográfica, exposição e controle de luz, foi um ponto que chamou a atenção do Prof. Dr. Fernando Matos, vinculado ao IFPA “Eu e os alunos do Instituto ficamos muito gratos por termos recebido todas essas informações. O tempo foi breve, mas muito proveitoso. Saímos daqui com uma competência maior para produzir imagens, tanto dinâmicas quanto estáticas”, explicou. 

A partir do que foi socializado e compartilhado, a Profa. Dra. Sheila Pinheiro, docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA, Modalidade a DistânciaDiretora de Inovação e Qualidade do Ensino da PROEG, afirma que o trabalho entre as equipes deve ser contínuo. “É fundamental que os grupos se reúnam para resgatar e consolidar todo conhecimento adquirido nestes dois dias”, apontou.

A oficina teve o objetivo de socializar conhecimentos voltados à produção de conteúdos midiáticos, com pesquisadores de instituições envolvidas nos projetos aprovados por docentes do Programa para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Pará, por meio da Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, SNCT 2017.

Estiveram presentes professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), discentes regulares do PPGCIMES, além do corpo docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA, Modalidade a Distância, que  planeja desenvolver ações para potencializar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados atualmente pelo curso. 

 

Preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017)

Por meio da Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, que teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, foram aprovados os projetos “Da Rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” e “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenados respectivamente pelo Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz e pela Profa. Dra. Cristina Lúcia Diaz Vaz, docentes na Faculdade de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e no PPGCIMES da UFPA. 

Para iniciar a preparação para os eventos a serem realizados durante o período da SNCT 2017, a Profa. Dra. Cristina Lúcia Diaz Vaz promoverá hoje, dia 6 de outubro, um treinamento com a equipe de professores e alunos que ministrarão oficinas e participarão das demais atividades previstas na agenda. A proposta é integrar e trabalhar com a equipe que dialogará com a comunidade dos municípios de Belém Abaetetuba, Bragança, Belterra, Bujaru, Castanhal, Mojuí dos Campos, Santarém, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu e Vigia que serão visitadas pelos projetos. 

A SNCT 2017 ocorrerá de 23 a 29 de outubro de 2017. Estão previstos eventos de ciência móvel, exposição virtual, exposição de objetos matemáticos, palestras, oficinas, minicursos, debates orientados, visitas a escolas, gincanas e apresentação de materiais lúdicos e artísticos com base matemática.