A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), com o tema “A Matemática está em Tudo” ocorrerá de 23 a 29 de outubro deste ano em todo país. Como uma das ações preparatórias para as atividades que serão realizadas no período, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), promoveu na tarde da última sexta-feira, 6 de outubro, no Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, um treinamento com a equipe dos alunos colaboradores que ministrarão oficinas para a comunidade e participarão de outras atividades previstas na agenda da SNCT 2017 no Pará.

Treinamento dialogando a teoria com a prática

Estiveram presentes 13 colaboradores, entre alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, do PPGCIMES e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Na ocasião, a docente do Programa, Profa. Dra. Cristina Lúcia Diaz Vaz compartilhou orientações sobre as atividades que serão realizadas com os estudantes, com destaque para as oficinas de “Cartões Fractais” e “Colagem Fractal”. Além do conteúdo, o grupo também simulou na prática o que será ministrado nas oficinas.

Uma maneira lúdica de aprender Matemática

O tema “Fractal” foi sugerido por não ser um conteúdo que é habitualmente abordado nas escolas. Pode-se chamar de fractal uma estrutura geométrica complexa, que apresenta características como: estrutura fina, autossimilaridade, processo recursivo e dimensão topológica. As aplicações podem ser percebidas nas áreas da Matemática, Física, Engenharia, Biologia, Computação Gráfica e Artes.

As oficinas farão parte das ações da SNCT 2017 na UFPA!

Para a Profa. Dra. Cristina Vaz, o objetivo das oficinas será divulgar a Matemática aos estudantes de forma lúdica e atrativa. “Precisamos desmistificar, principalmente nos mais jovens, a ideia de que a Matemática é difícil e que poucos conseguem entendê-la facilmente”, ressaltou.  O projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela professora, prevê o atendimento a 500 estudantes no período da SNCT 2017. Serão contemplados alunos do ensino fundamental, ensino médio e universitários.

A discente do PPGCIMES, Angela Alexandre, integra a equipe que colaborará com as ações dos projetos. Formada em Ciências Biológicas, ela explica que fazer parte da SNCT será um grande desafio. “A expectativa é bem grande. Reconheço a importância da Semana, principalmente pela questão da divulgação científica. Ainda que eu seja de outra área, consigo enxergar que a Matemática é uma linguagem universal, que está presente no nosso cotidiano e precisamos levar essa ideia para a comunidade. Minha dissertação também envolve divulgação científica, então será ainda um momento enriquecedor para a minha pesquisa”, explicou.

Sobre as atividades

Tais oficinas fazem parte da programação que será realizada por meio dos projetos “Da Rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” e “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenados respectivamente pelos docentes do PPGCIMES Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz e pela Profa. Dra. Cristina Lúcia Diaz Vaz e que foram aprovados na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, com o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país no âmbito da SNCT 2017.

Na programação que será promovida pelos dois projetos, estão previstos eventos de ciência móvel, exposição virtual, exposição de objetos matemáticos, palestras, oficinas, minicursos, debates orientados, visitas a escolas, gincanas e apresentação de materiais lúdicos e artísticos com base Matemática. As atividades abrangerão os municípios de Belém Abaetetuba, Bragança, Belterra, Bujaru, Castanhal, Mojuí dos Campos, Santarém, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu e Vigia.