Nos próximos dias 22 e 23 de setembro de 2022, será realizada a Jornada Pedagógica de Inovação no Ensino Superior, evento que está sendo organizado pela Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Em sua primeira Avaliação Quadrienal da CAPES, relativa ao quadriênio 2017-2020, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) obteve a Nota 4, conforme resultado preliminar disponibilizado aos coordenadores de PPGs na Plataforma Sucupira, no último dia 02 de setembro de 2022, e liberado para ampla divulgação em 12 de setembro de 2022, via Ofício Circular n. 51/2022 da CAPES. 

A Nota 4 evidencia o reconhecimento da Área de Ensino (n. 46) no que tange ao potencial formativo do PPGCIMES em seus primeiros anos de atividades, e da sua capacidade de congregar produção científico-acadêmica com ações qualificadas de ensino e de diálogo com a sociedade. Este conceito também permite que o corpo docente do Programa inicie processos internos de avaliação e discussão a respeito da possibilidade de submeter uma proposta de Curso de Doutorado Profissional em Ensino, com autorização da CAPES. 

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, será realizado o II Encontro de Coordenadores e Professores de Pós-Graduação em Ensino da Região Norte (II COPPGEN), de forma virtual. Confira a programação completa aqui.  

A partir de hoje, mais 14 discentes defenderão suas Dissertações e respectivos Produtos/Processos Educacionais. Todas as defesas serão abertas ao público e ocorrerão no espaço do Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), em Belém, com estrutura para participação, quando for o caso, de membros da Comissão Examinadora via webconferência. Consulte o calendário de defesas e participe! 

No período de 13 de junho a 14 de julho de 2022, os(as) discentes da Turma 2021 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) realizarão seus Exames de Qualificação. Confira aqui a agenda completa dos Exames de Qualificação da Turma 2021.

Nesta sexta-feira, 29 de abril de 2022, às 9h, ocorrerá a primeira Defesa de Dissertação e Produto/Processo Educacional do ano de 2022 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Será a vez de Ana Carolina Aleixo de Souza, orientada pela profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, que apresentará o trabalho “Sentido do Ser: jogo das competências socioemocionais para universitários”. A defesa será aberta ao público, no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), e marca a retomada da realização de bancas presenciais no Programa. 

Para iniciar o ano letivo de 2022 e dar as boas-vindas aos novos alunos, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), vinculado ao Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), receberá no dia 15 de março (terça-feira) a Profa. Dra. Lilian Bacich, que proferirá a Aula Inaugural com o tema “Metodologias ativas e a Inovação na Educação”.

O evento terá início às 16h e será realizado de forma remota, via transmissão ao vivo no YouTube (www.bit.ly/ppgcimes2022), sendo aberto à comunidade acadêmica do PPGCIMES e ao público em geral que se interesse pela temática. A aula contará ainda com o apoio de intérpretes de Libras durante toda a transmissão.

As condições de estresse e a falta de tempo gerada pela correria da vida diária acabam por fazer as pessoas deixarem em segundo plano medidas que geram a sensação de bem-estar. Foi pensando em chamar a atenção para a necessidade de se mudar esse comportamento que a psicóloga Ana Carolina Aleixo, com o Projeto Acolher UFPA, produziu a cartilha “Autocuidado: Ações de Promoção à Saúde”, voltada para alunos de pós-graduação, mas beneficia toda a comunidade acadêmica.

A produção da cartilha foi orientada pela professora Rachel Ripardo, coordenadora do Projeto Acolher/UFPA, e pela professora Marianne Kogut Eliasquevici, docente do PPGCIMES/UFPA.