No último dia 12 de novembro de 2022, foi realizado o minicurso “Tenho estudante com Autismo em minha sala de aula, e agora? Minicurso de orientações e estratégias de atendimento ao(à) estudante com TEA”, na sede da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no município de Oriximiná-Pará. A ação foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial no Ensino Superior (GEPEE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da UFOPA, da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da UFPA e da empresa Intensidade.

O minicurso foi facilitado por Adeline Oliveira da Silva, que é Mestra em Ensino do PPGCIMES-UFPA, além de Terapeuta ocupacional e professora de Educação Física. Em conjunto com a egressa do Programa, atuaram na facilitação do curso duas docentes da UFOPA, a professora Eldra Carvalho da Silva (Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA e Pedagoga) e a professora Josiane de Almeida Paulino (Doutoranda em Neurociências e Biologia Celular pela UFPA e Bióloga).

Ao todo, participaram 35 professores(as), técnicos(as) e gestores(as) da rede de Educação Básica, assim como, profissionais da rede pública de Saúde do município de Oriximiná-Pará. Confira o registro fotográfico completo do minicurso.

Proposta formativa - Baseado em metodologias ativas como a sala de aula invertida (Flipped Classroom) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), o minicurso abordou e fomentou discussões a respeito dos princípios norteadores da Educação Especial no contexto do atendimento ao(à) estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Ensino Básica.

A partir de técnicas de geração de ideias como o Brainstorming e Mapas Mentais, a iniciativa envolveu os participantes em um espaço de reflexão sobre as atividades cotidianas e práticas baseadas em evidências, apresentando o TEA e suas definições e características, bem como, noções básicas dos manuais e classificações diagnósticas. Também foram apresentadas as características do cérebro da pessoa autista e a relação com a neurociência do aprendizado, refletindo-se sobre adaptações razoáveis e estratégias de atendimento ao(à) estudante com TEA, a partir do uso de metodologias ativas no trabalho pedagógico.

Resultados de Pesquisa - O minicurso é resultado direto das experiências de pesquisa vivenciadas no âmbito do GEPPE-UFPA e da atuação profissional de suas facilitadoras, com destaque à da egressa do PPGCIMES, Adeline Oliveira da Silva, que defendeu em agosto de 2021 no PPGCIMES, a disssertação "Intensitea: protocolo de exercício físico para funções executivas de universitários(as) com TEA" e o produto educacional "Intensitea", ambos orientados pela profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas e coorientados pela profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves.

Texto e Fotos: Adeline Oliveira da Silva e GEPPE.