Continuando as Defesas de Dissertação da primeira turma de Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, no período de 7 a 10 de maio serão realizadas mais cinco defesas, com trabalhos cujos temas vão de recursos para acessibilidade e inclusão até propostas de ensino-aprendizagem para disciplinas de Algoritmos e Botânica.

Em 2017, foi criado o PPGCIMES-UFPA (Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior), ofertando o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com a proposta de ser um dos agentes de transformação da sociedade dentro de um cenário, regional e nacional, de déficit no ensino-aprendizagem.

A partir desta sexta-feira, dia 26 de abril, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA inicia o período das Defesas de Dissertação da primeira turma de seu Mestrado Profissional em Ensino. Ainda neste mês, duas defesas serão realizadas: a primeira no dia 26 (sexta-feira) e a segunda no dia 30 de abril (terça-feira), ambas às 9h30, no auditório Enrique Campbell, do Instituto de Geociências (IG) da UFPA (térreo).

Encerrou na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2019, o período dos Exames de Qualificação da Turma 01/2018 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A última apresentação foi da discente Ana Carolina Aleixo de Souza, orientanda do prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai, com o relatório intitulado “Competências Socioemocionais: proposta de uma disciplina optativa para cursos de graduação da UFPA”, defendido às 9h30, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.

A última sexta-feira, dia 29 de março, foi bastante movimentada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, cinco Exames de Qualificação foram realizados, alguns dos quais contaram com avaliadores externos oriundos de outras instituições, nacionais e internacionais.

Dois relatórios de qualificação foram defendidos nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o primeiro às 9h, pela discente Andreza Jackson de Vasconcelos, orientada pela profa. Dra. Marianne Eliasquevici; e o segundo por Mayara de Oliveira Vieira, a partir das 9h30, sob orientação da profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz.

Nesta quarta-feira, 27 de março, terceiro dia de Exames de Qualificação da Turma 2018 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), houve a apresentação de três trabalhos que trouxeram propostas de metodologias de ensino para as temáticas de questões etnicorraciais e aprendizagem na disciplina de algoritmos. Pela parte da manhã, duas bancas foram realizadas no Programa, enquanto a terceira ocorreu no período da tarde.

Mais dois trabalhos foram avaliados nesta terça-feira, dia 26 de março, durante o período de Exames de Qualificação da Turma 2018 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As discentes Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues e Adriana da Conceição Barros do Rosário, orientadas, respectivamente, pelo prof. Dr. José Miguel Martins Veloso e pelo prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento, defenderam suas propostas de pesquisa e foram avaliadas por professores internos e externos ao Programa.

Começaram nesta segunda-feira, dia 25 de março, os Exames de Qualificação da Turma 2018 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No primeiro dia, foram apresentados dois relatórios, o da discente Luciana Pereira Albuquerque, com orientação da profa. Dra. Marianne Eliasquevici; e o de Jessica Rocha de Souza Cardoso, com a orientação do prof. Dr. Dionne Monteiro.