A turma ingressante em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) vai passar, a partir dessa semana, pelos Exames de Qualificação, etapa na qual as propostas de pesquisa a serem desenvolvidas pelos discentes, em suas dissertações e produtos/processos, são apresentadas em formato de relatório e recebem a avaliação de uma Comissão Examinadora, que dará as devidas orientações para prosseguimento e futura conclusão.

Está se tornando uma tradição, no Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que as novas turmas, aprovadas nos processos seletivos para ingresso no curso, sejam recepcionadas por um momento de acolhimento, organizado pela Representação Discente do programa, em parceria com a coordenação.

Na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, serão realizadas duas Defesas de trabalhos de conclusão elaborados por discentes da terceira turma a ser formada pelo curso de Mestrado Profissional em Ensino, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ambas serão realizadas de modo on-line, por meio de salas de webconferência. Confira o calendário.

O professor Dr. João Mattar, referência no debate sobre metodologias ativas e inovação em processos de ensino-aprendizagem, ministrará no dia 14 de junho, às 17h, a Aula Inaugural 2021 do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A aula, que tem como tema Metodologias de Pesquisa para Metodologias de Ensino-Aprendizagem, será aberta ao público em geral e transmitida ao vivo pelo YouTube (www.bit.ly/ppgcimes2021).

Em sua aula, que demarcará oficialmente o início das atividades acadêmicas do Programa no ano de 2021, João Mattar apresentará algumas metodologias de abordagens mistas, que podem ser utilizadas em pesquisas sobre metodologias ativas, blended learning e Educação a Distância no Ensino Superior. Esse tema vai ao encontro dos objetivos do curso de Mestrado Profissional em Ensino ofertado pelo PPGCIMES, e que forma recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, as pesquisas aplicadas desenvolvidas no Programa exploram diferentes recursos da Comunicação, da Educação e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de modo a propor soluções criativas e inovadoras para os desafios contemporâneos impostos a docentes e discentes.

O evento marca ainda o início do quinto ano de funcionamento do PPGCIMES, que, até o último quadriênio (2017-2020), já formou em suas primeiras duas turmas o total de 31 mestres em Ensino, os quais atuam profissionalmente em diferentes áreas de conhecimento. Ainda no primeiro semestre de 2021, serão defendidas as dissertações e produtos educacionais elaborados pelos discentes de sua terceira turma.

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), por meio de sua Comissão do Processo Seletivo, torna público o resultado da avaliação de recurso interposto à 3ª Fase do Processo Seletivo do PPGCIMES - Turma 2021 – Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira.

Avaliação de recurso ao resultado da 3ª Fase

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), por meio de sua Comissão do Processo Seletivo, torna público o resultado dos candidatos aprovados no Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira do Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2021.

Resultado dos candidatos aprovados no Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira