O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público o Edital do Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2023 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 17 de outubro a 03 de novembro de 2022. O Edital na íntegra, em PDF e em formatos acessíveis para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) e Libras, podem ser conferidos na aba de Ingresso do site do Programa.

Neste ano, estão abertas 25 vagas, sendo: 

  • 20 vagas para ampla concorrência, sendo dez (10) para a Linha de Pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE) e dez (10) vagas para a Linha de Pesquisa Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES).
  • 04 vagas para servidores da UFPA, docentes e/ou técnico-administrativos, em consonância com o Edital n. 01/2022 – PROPESP do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos Administrativos (PADT-UFPA), sendo duas (2) vagas para a Linha de Pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE) e duas (2) vagas para a Linha de Pesquisa Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES).
  • 01 vaga para Pessoa com Deficiência (PcD) na Linha de Pesquisa CIPPE, em conformidade com a Resolução n. 5.425, de 23 de setembro de 2021, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA.

 

Fases do Processo Seletivo e Inscrições – O processo será composto de cinco fases, sendo (i) Inscrição e Homologação das inscrições (eliminatória); (ii) Avaliação da Proposta de Pesquisa e de Produto/Processo Educacional (eliminatória e classificatória); (iii) Prova Escrita (eliminatória e classificatória); (iv) Defesa da Proposta de Pesquisa e Produto/Processo Educacional e Entrevista (eliminatória e classificatória); e (v) Avaliação do Currículo Lattes (classificatória). 

As inscrições se darão exclusivamente on-line, pelo SIGAA da UFPA, conforme link divulgado no Edital. Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento.

 

Sobre o PPGCIMES – O Programa está em funcionamento desde 2017, após sua aprovação, em 2016, pela área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao todo, quatro turmas já foram formadas pelo Programa e outras duas estão, atualmente, em atividade. Os mestres formados pelo PPGCIMES devem conceber e desenvolver, até o final do curso, um processo e/ou produto educacional em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple o contexto do Ensino Superior e que esteja relacionado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa.

O Programa é um espaço de formação de recursos humanos aptos à concepção, desenvolvimento, testagem e avaliação de processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Para isso, realiza pesquisas aplicadas que envolvem recursos de Ensino, Comunicação e Tecnologias Digitais, visando propor soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e discentes de ensino superior, especialmente em um contexto de grandes desafios para o Brasil, como a Região Amazônica.

 

SERVIÇO:

Processo Seletivo do PPGCIMES - Turma 2023

Período de inscrições: De 17/10 a 03/11/2022

Consulte o Edital

Consulte o Edital Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA)

Mais informações: https://www.ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual.