Para iniciar o ano letivo de 2022 e dar as boas-vindas aos novos alunos, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), vinculado ao Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), receberá no dia 15 de março (terça-feira) a Profa. Dra. Lilian Bacich, que proferirá a Aula Inaugural com o tema “Metodologias ativas e a Inovação na Educação”.

O evento terá início às 16h e será realizado de forma remota, via transmissão ao vivo no YouTube (www.bit.ly/ppgcimes2022), sendo aberto à comunidade acadêmica do PPGCIMES e ao público em geral que se interesse pela temática. A aula contará ainda com o apoio de intérpretes de Libras durante toda a transmissão.

Em sua aula, a convidada pretende abordar perspectivas diversas sobre como inovar na educação, com destaque para a adoção de metodologias ativas e práticas de ensino híbrido, personalização do ensino e uso de tecnologias digitais para aprendizagem. Assuntos que são de grande interesse da comunidade do PPGCIMES, especialmente, pelo fato de o Programa receber de forma recorrente propostas de investigação e de desenvolvimento de produtos e processos educacionais para contextos de ensino-aprendizagem diversos, seja em ambientes formais ou não-formais.

Trajetória da convidada

A Profa. Lilian tem doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia, cursos realizados respectivamente na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na USP.

É cofundadora e diretora da Tríade Educacional, empresa com foco na formação de professores e na produção de material voltado para a formação de professores, como as diretrizes para uso de tecnologias digitais. Além disso, atua como coordenadora de Pós-Graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades e professora convidada do Curso de Extensão em Metodologias Ativas da PUC-SP.

A professora tem ampla experiência na área de Educação tendo atuado por mais de 28 anos na Educação Básica, como professora e também coordenadora, além de contribuições em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na formação de professores, envolvendo a formação presencial, online e híbrida por meio de palestras, oficinas e cursos, bem como a produção de materiais didáticos e instrucionais voltados à formação de professores nos diferentes segmentos, da educação básica ao ensino superior, e nos diferentes componentes curriculares.

No que tange a sua produção acadêmica, destaca-se a revisão técnica da tradução dos livros Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Além de ter sido responsável pela organização dos seguintes livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora.

Aula Inaugural 2022 do PPGCIMES UFPA

Título: Metodologias ativas e a Inovação na Educação

Convidada: Profa. Dra. Lilian Bacich (Tríade Educacional)

Data: 15 de março de 2022