De 2 a 4 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do NITAE²-UFPA, em parceria com a sua Representação Discente, realizará o “PPGCIMES Tá On!”, um conjunto de atividades abertas tanto para a comunidade interna quanto externa ao Programa. O objetivo é promover o compartilhamento de saberes e experiências de formação vivenciados por discentes, docentes e pesquisadores convidados(as) do Programa, por meio de uma roda de conversa e oficinas sobre temáticas relacionadas ao uso de recursos digitais variados para ensino-aprendizagem e pesquisa científica e ao papel dos(as) discentes na pós-graduação. A programação completa pode ser conferida aqui.

O “PPGCIMES Tá On!” ocorrerá integralmente em formato remoto, com atividades de manhã e de tarde. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas via preenchimento do formulário (https://forms.gle/GQ5DQfzVQjxDLTed9), no período de 26 de agosto a 1º de setembro de 2021. Os links de acesso às salas de webconferência de cada programação serão enviados por e-mail pela Representação Discente do Programa.

Programação – O evento começa dia 2 de setembro, às 9h, com a Saudação Inicial & Abertura pela coordenação do PPGCIMES. Em seguida, às 9h30, ocorrerá a roda de conversa “Um laço que não se desfaz: o papel do discente na pós-graduação”, sobre a importância da participação ativa e do compromisso de discentes e egressos para melhoria da qualidade da formação no Ensino Superior. A condução será feita pelas professoras Suzana Cunha Lopes (PPGCIMES) e Janice Muriel Fernandes Lima da Cunha (IECOS/UFPA), bem como pela discente do Programa, Mônica de Souza Figueiredo, que está concebendo um produto educacional voltado para fomentar essa relação. No mesmo dia, pela parte da tarde (15h-19h), será ministrada a oficina “Faça você mesmo: produção e edição de áudio e vídeo”, com os egressos do PPGCIMES, Suelen Miyuki Alves Guedes e William Teixeira Gonçalves.

Já no dia 3 de setembro, ocorrerão duas oficinas. A primeira, pela manhã (9h-12h), será a de “Currículo Lattes”, com a professora Netília Silva dos Anjos Seixas (PPGCIMES), que abordará a Plataforma Lattes, sua importância e as principais orientações para sua correta atualização. De tarde (15h às 19h), será a vez da oficina “Plataformas digitais gamificadas para ensino-aprendizagem”, com as discentes da Turma 2021 do Programa, Cleide Oliveira do Espírito Santo e Raissa de Deus Barbalho Pamplona, que irão apresentar ferramentas digitais que possibilitem a interação e a participação direta de alunos em aulas síncronas e assíncronas, por meio da gamificação, a exemplo do Strawpoll, Quizizz, Kahoot e Mentimeter.

No último dia de evento, 4 de setembro, haverá uma oficina de “Parsifal: software para revisão sistemática de literatura” (9h-12h), ministrada pelo professor Marcos César da Rocha Seruffo (PPGEAA/UFPA) e pelo discente Vitor Lima da Costa Neto, da Faculdade de Computação (FACOMP) da UFPA, campus Castanhal. Tal oficina apresentará os principais recursos do software Parsifal, ferramenta on-line que permite a organização e a realização de revisões sistemáticas da literatura de forma colaborativa entre equipes de pesquisadores(as). Por fim, à tarde (15h-19h), a discente Camila de Freitas e o egresso Ivanilton Ferreira ofertarão a oficina “Noções básicas de Libras: falando com as mãos”, que abordará conteúdos básicos para construção de saberes e práticas sobre a comunicação de surdos com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

SERVIÇO:

PPGCIMES Tá On!

Datas: 2 a 4 de setembro de 2021

Horários: De 9h às 12h e de 15h às 19h

Inscrições: https://forms.gle/GQ5DQfzVQjxDLTed9