A partir desta sexta-feira, dia 26 de abril, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA inicia o período das Defesas de Dissertação da primeira turma de seu Mestrado Profissional em Ensino. Ainda neste mês, duas defesas serão realizadas: a primeira no dia 26 (sexta-feira) e a segunda no dia 30 de abril (terça-feira), ambas às 9h30, no auditório Enrique Campbell, do Instituto de Geociências (IG) da UFPA (térreo).

A primeira Dissertação a ser defendida é a da discente Glenda Quaresma Alves, com o título “Glicoliseum: simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da primeira fase da respiração celular”. O trabalho, orientado pelo prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro, apresenta o processo de concepção, desenvolvimento, testagem e validação de um simulador em ambiente de Realidade Virtual (RV) para auxiliar as relações de ensino-aprendizagem do processo de glicólise, primeira fase da respiração celular, nas disciplinas de “Biologia Celular e Molecular” e “Bioquímica”, no ensino superior.

A banca será composta pela profa. Dra. Luciana Pereira Xavier, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) da UFPA e pelo prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento, examinador interno do PPGCIMES.

Já a segunda dissertação a ser defendida no Programa será a do discente Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, orientando da profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici. O trabalho tem como título “Educação sem Fronteiras: espaço virtual de discussão sobre a atuação do pedagogo na educação não-formal” e tem como objetivo geral apresentar um espaço virtual que promova a reflexão, no âmbito do curso de Pedagogia da UFPA, campus Belém, sobre as possibilidades de atuação do pedagogo em ambientes de Educação Não-formal.

A banca será composta pelo prof. Dr. Orlando Nobre Bezerra de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI) da UFPA e pelo prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Rodrigues, examinador interno do PPGCIMES.

Além dessas duas, mais 12 dissertações serão defendidas no mês de maio. O calendário completo das defesas será divulgado em breve. Para ter acesso a essas atualizações de informação, acompanhe o site do Programa (www.ppgcimes.propesp.ufpa.br). Enquanto isso, o calendário preliminar está disponível na aba de “Defesas”, do site do PPGCIMES.

SERVIÇO:

Dissertação: Glicoliseum: simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da primeira fase da respiração celular

Discente: Glenda Quaresma Alves

Data: 26/04/2019 (sexta-feira)

Local: Auditório Enrique Campbell, Instituto de Geociências – IG (térreo)

Dissertação: Educação sem Fronteiras: espaço virtual de discussão sobre a atuação do pedagogo na educação não-formal

Discente: Marcelo Wilson Ferreira Pacheco

Data: 30/04/2019 (terça-feira)

Local: Auditório Enrique Campbell, Instituto de Geociências – IG (térreo)