Na tarde desta segunda-feira, 21 de maio, às 14h, ocorreu a última banca do período de Exames de Qualificação da primeira turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA). Ao longo de três semanas, muitas contribuições foram feitas aos trabalhos dos discentes, que os ajudarão a aperfeiçoar a pesquisa e o processo de desenvolvimento dos projetos.

Para a Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, coordenadora do Programa, esta foi uma experiência ímpar para o PPGCIMES: “Foram semanas muito frutíferas e de muito aprendizado, tanto para os alunos que fizeram a qualificação e puderam ter ideia do que é esse processo, quanto para os professores, que também aprendem nessa troca. Temos projetos bastante diversificados, o que mostra exatamente o que nos propomos neste mestrado, que é trabalhar questões interdisciplinares e ter vários olhares sobre como melhorar o Ensino Superior”.

Os projetos avaliados trataram de questões bastante diversificadas, com a proposição de produtos e processos voltados para várias áreas de conhecimento. Entre os temas: Realidade virtual, aplicativos, vídeos de bolso, webséries, redes sociais, ambientes virtuais, entre outros produtos aplicados ao ensino de disciplinas como Matemática, Libras, Neurociência, Biologia e Línguas Estrangeiras.

Para os discentes que realizaram suas apresentações nas semanas que passaram, o momento é de animação e também de muito trabalho. Rafael Costa, que apresentou seu relatório de qualificação no dia 15 de maio, destaca a importância desse momento para o bom andamento das pesquisas e desenvolvimento dos produtos: “Eu vejo que esse momento de qualificação é de abrir novamente os nossos olhares, ver por outras perspectivas, para perceber o que ainda falta, o que já foi feito e o que precisa ser lapidado. Precisamos desse momento para pôr os pés no chão e ver as trilhas que serão percorridas daqui para frente”.

Assistir às apresentações dos colegas também é um momento de aprendizagem para quem está chegando no Programa. A discente Rosa Maria Rodrigues, da segunda turma do PPGCIMES, cujo período de qualificações será no próximo ano, explica os motivos que a fizeram participar dos exames: “Eu vim para me situar, ver como elas acontecem e como devemos nos portar diante da banca, pegar algumas dicas de metodologias, de bibliografia, aprender com os professores e ver como funciona todo esse processo. Achei tudo muito valioso”.

Confira mais detalhes sobre os projetos nas matérias anteriores:

Das ilustrações na Matemática à neurociência de aves migratórias: tecnologias aplicadas ao ensino na última semana de Exames de Qualificação do PPGCIMES-UFPA 

Ambientes virtuais e redes sociais em discussão na segunda semana dos Exames de Qualificação do PPGCIMES-UFPA 

Primeiro Exame de Qualificação do PPGCIMES-UFPA é realizado trazendo a temática da gamificação