Como parte da programação do “Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais”, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) nos dias 26, 27 e 28 de março de 2018, discentes do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) ministraram, na tarde do dia 28, a oficina “Ditadura e as Estações Criativas: Rotação por Estações e a Criatividade durante a Ditadura Militar”, com o objetivo de mostrar as dimensões da criatividade identificadas em obras artísticas produzidas durante o período da ditadura militar no Brasil.

Para trabalhar este conteúdo, foi adotada uma Metodologia Ativa de Ensino denominada “Rotação por Estações”. Durante essa Metodologia, discentes do primeiro e do último ano do curso de Licenciatura em História da UFPA analisaram textos, obras, vídeos e músicas que abordavam a produção artística e a censura existente no contexto da ditadura militar no Brasil. Em grupos, os alunos movimentaram-se pela sala enquanto analisavam os recursos existentes em cada uma das “estações”. Ao longo da oficina, também foram abordados aspectos das Metodologias Ativas de Ensino.

Após a aplicação da metodologia, foi aberto um debate para falar sobre a experiência vivenciada durante a sua utilização. Por fim, os alunos produziram mapas mentais e apresentaram seu aprendizado sobre aspectos criativos dos artistas na produção de suas obras durante o regime militar.

Sobre o Seminário

“Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais" foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em História, do PPGCIMES-UFPA e do Mestrado Profissional em Ensino de História. O evento contou com mesas-redondas, oficinas e simpósios para debater os diversos movimentos e acontecimentos do ano de 1968 e seus reflexos 50 anos depois. Entre os acontecimentos desse ano no Brasil, houve o assassinato do estudante paraense Edson Luiz, assim como a inauguração do Campus Universitário da UFPA no Guamá e diversas ocupações universitárias, protestos e lutas contra a ditadura.

Texto e fotos: Angela Alexandre e Aislan de Paula - Mestrandos PPGCIMES