Encerram no dia 21 de novembro de 2017 as inscrições no Processo Seletivo – Turma 2018 para o Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Clique aqui para acessar o Edital

O objetivo do Programa é formar mestres aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos e produtos que explorem, de forma criativa e inovadora, diferentes recursos comunicacionais, educacionais e das TICs com o propósito de fornecer soluções metodológicas factíveis para o ensino-aprendizagem na Educação Superior.

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar Formulário de Inscrição (Anexo do Edital) devidamente preenchido, juntamente com original e cópia de: diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação de nível superior; histórico escolar da graduação; documentos de identificação (Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de comparecimento à última eleição e, para homens, certificado de reservista); uma fotografia 3x4 recente; Currículo Lattes em quatro vias, sendo uma delas organizada com as devidas comprovações do currículo.

Além disso, é necessário entregar um anteprojeto sobre o desenvolvimento de um processo e/ou produto educativo, entregue em quatro vias impressas e mais a versão digital em Word e PDF entregue em CD ou pendrive (é indicado se certificar previamente de que o arquivo está abrindo corretamente); duas cartas de recomendação fornecidas por docentes; carta de comprometimento do candidato acompanhada, no caso de vínculo empregatício, de carta de concordância do empregador em liberar o candidato para cumprimento das atividades acadêmicas necessárias; comprovante de aprovação em Prova de Proficiência em Língua Estrangeira; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$80,00, via GRU fornecida na Secretaria do PPGCIMES, ou via e-mail, sendo esta opção válida somente para candidatos que realizarem a inscrição via Correios. É necessário também apresentar uma das certificações de proficiência em língua estrangeira indicadas no Edital.

O resultado da última prova de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE) da UFPA, aplicada no dia 10 de outubro, já foi divulgado e pode ser acessado no site do PROFILE. Os certificados estarão disponíveis a partir do dia 16 de novembro, na secretaria do PROFILE.

Etapas de seleção

Além do PROFILE, as demais etapas de Processo Seletivo são: Avaliação do Anteprojeto de Pesquisa, Avaliação do Currículo Lattes, Prova Escrita e Entrevista e Defesa do Anteprojeto. O candidato deve comparecer a todas as provas munido de documento de Identidade ou outro documento equivalente com foto, na forma da lei, e do comprovante de inscrição no Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2018, caso contrário, estará impossibilitado de realizá-las. O calendário completo das fases de seleção encontra-se no Edital.

Inscrição

Ao todo, 21 vagas são ofertadas: sendo 10 para a Linha de Pesquisa “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (INOVAMES), orientada às inovações em métodos e técnicas de ensino; e 11 para a Linha “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE), voltada para a concepção e desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem. Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento que tenham como proposta, projetos de intervenção voltados à resolução de problemas reais do ensino-aprendizagem.

As inscrições são presenciais, feitas na Secretaria do Programa, localizada no prédio da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, ou, e somente no caso de candidatos que residam fora da Região Metropolitana de Belém, via Correios.

É recomendável que o candidato leia atentamente o Edital e se atente a todos os documentos requeridos para realizar a inscrição. Para evitar possíveis dificuldades, a indicação é para realizar a inscrição com antecedência, com todos os documentos necessários devidamente organizados. É preferível também que a emissão da GRU seja feita previamente à inscrição.

SERVIÇO:

Processo Seletivo da Turma 2018 do PPGCIMES

Período de inscrições: 04/09 a 21/11/2017

Consulte o Edital

Endereço:

Rua Augusto Corrêa, nº 01, Universidade Federal do Pará - Cidade Universitária José da Silveira Netto - Campus Básico Guamá - Prédio da Assessoria de Educação a Distância.

Horário de funcionamento da Secretaria: 9h às 13h – 14h30 às 16h

Mais informações: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br