O evento traz os resultados de pesquisas e atividades realizadas em duas disciplinas ofertadas no primeiro semestre do curso

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior faz uma viagem no tempo para mostrar à comunidade as produções desenvolvidas pelos alunos da primeira turma do mestrado durante o semestre letivo iniciado no mês de maio. A 1ª Mostra CriATIVA será realizada na próxima sexta-feira, 18 de agosto,  a partir das 9h, no hall do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, com um tema que vai transportar os visitantes entre as gerações.

O evento surgiu com a proposta de socializar os resultados das investigações realizadas durante a experimentação da metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos”. Este método inovador de aprendizagem focaliza a autonomia do aluno por meio da busca por respostas a perguntas complexas ou da resolução de problemas reais, associando teoria e prática de forma interdisciplinar.

A metodologia foi uma entre as cinco estudadas durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem”, mediada pelas professoras Cristina Vaz e Guaciara Freitas. A experiência rendeu sete projetos que tinham como objetivo principal mapear metodologias ativas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará.

Sala de aula invertida na disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem"

Os mestrandos efetuaram suas pesquisas nas faculdades de Enfermagem, Psicologia, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica, Pedagogia, Administração Pública a Distância e Presencial. As conclusões dos trabalhos serão apresentadas na Mostra e os sujeitos participantes das investigações são convidados especiais.

Além da exposição das pesquisas, os produtos da disciplina “Criatividade” também integram a Mostra. A matéria é componente obrigatório no currículo do mestrado e nesse período foi orientada pelos professores Marianne Eliasquevici e Marcos Diniz.

Como o nome sugere, a disciplina explorou o lado criativo e inovador dos participantes, que junto aos professores discutiram e exercitaram as correntes da criatividade e da inovação, as ferramentas de geração de ideias, além de produzirem áudios, vídeos e encenações com temáticas variadas, utilizando a imaginação como instrumento.

Atividade da disciplina “Criatividade”

1ª Mostra Criativa – Conectando as disciplinas, a 1ª Mostra CriAtiva terá um momento central para apresentação das pesquisas sobre métodos ativos na UFPA, além da mostra dos trabalhos de “Criatividade” e momentos com recital de poesias e diálogo com os convidados acerca do Programa. Personalidades importantes no Brasil e no Mundo, de diferentes gerações, estarão representadas no evento e participarão da mostra, a exemplo de Michelangelo, Monalisa e Leonardo Da Vinci, Frida Kahlo, entre outros. A presença destes personagens faz parte da mostra de atividades da disciplina “Criatividade”.

O evento foi idealizado e organizado por professores e alunos do PPGCIMES, que sistematizaram a curadoria de trabalhos, a logística dos espaços, a programação, a comunicação e demais detalhes da exposição.

1ª Mostra CriATIVA

Dia: 18/08/2017 – Sexta-Feira