O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público o Edital do Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2023 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 17 de outubro a 03 de novembro de 2022. O Edital na íntegra, em PDF e em formatos acessíveis para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) e Libras, podem ser conferidos na aba de Ingresso do site do Programa.

De 4 a 7 de outubro de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do NITAE²-UFPA, em parceria com a sua Representação Discente, realizará a segunda edição do evento “PPGCIMES Tá On!”, um conjunto de atividades abertas tanto para a comunidade interna quanto externa ao Programa. A proposta é que o evento seja um espaço de socialização de conhecimentos entre os(as) discentes, docentes e egressos(as) do Programa, mas também com estudantes de graduação e de outros PPGs, e ainda, com potenciais interessados em ingressar no Programa, via Processo Seletivo.

A programação completa pode ser conferida aqui e é composta por palestra, minicurso, oficinas, dinâmicas e atividades vivenciais, além de um momento de integração. As atividades serão realizadas de forma remota, via plataforma Zoom.us, e, em alguns casos, presencialmente, no Auditório do NITAE², no campus do Guamá em Belém.

Fonte: Walter Pinto (texto), Alexandre de Moraes (imagem), Assessoria de Comunicação da UFPA. Jornal Beira do Rio, nº 164 (set./nov. 2022).

Um conjunto de cartas para discutir ciência. Esse foi o produto educacional criado por Suelen Miyuki Alves Guedes em sua dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da UFPA. A dissertação Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com discentes de graduação foi orientada pela professora Marianne Kogut Eliasquevici. O conjunto de cartas, fruto da dissertação, é denominado Ciência em Questão: diálogos com cartas.