O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), em parceria com a Faculdade de Computação (FACOMP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará o evento Global Game Jam Pará 2024 na sede da instituição, em Belém (Pará), nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2024.

O Global Game Jam (GGJ) consiste em um evento mundialmente conhecido, voltado ao desenvolvimento de jogos em curto espaço de tempo, mais especificamente, durante 48 horas ininterruptas de criação e colaboração. 

A edição de 2024 na UFPA contará com palestras e oficinas para preparar os desenvolvedores a como utilizar mecanismos de ideação e ferramentas práticas de criação de forma otimizada e assertiva ao estilo dos jogos esperados no evento. Para isso, serão acionadas técnicas de brainstorming e Design Thinking, passando pelo desenvolvimento de jogos analógicos, criação de print'n'play e engines para o desenvolvimento ágil de jogos digitais, chegando às dinâmicas de gerenciamento de tempo e equipes, essenciais para um trabalho colaborativo e produtivo durante as 48 horas do evento principal. As referidas oficinas ocorrerão entre os dias 15 e 25 de janeiro de 2024.

Além das oficinas e das 48 horas de desenvolvimento previstas no evento principal, haverá uma sessão de encerramento no dia 03 de fevereiro de 2024, com a apresentação de todos os jogos desenvolvidos durante o evento. Confira a programação completa do Global Game Jam Pará 2024 na UFPA no site do evento: www.ggjpa.com.br.

O evento é aberto ao público em geral, com destaque a pessoas interessadas pelo processo de desenvolvimento de jogos, sejam iniciantes ou profissionais e pesquisadores de nível sênior. Trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento de jogos em nível mundial e, principalmente, de compartilhamento de conhecimentos e colaboração entre os participantes. 

Para participar, os interessados devem formalizar suas inscrições via formulário disponível em: https://www.ggjpa.com.br/inscricoes

 

SERVIÇO

Global Game Jam Pará 2024

Local: Sala Criativa do PPGCIMES e Laboratórios de Informática da FACOMP | Campus do Guamá da UFPA | Belém-PA.

Data: 26, 27 e 28 de janeiro de 2024.

Inscrições: via formulário online disponível aqui.

Programação completa disponível aqui.