Realidade virtual, aplicativos, vídeos de bolso, webséries, entre outros produtos aplicados ao ensino de disciplinas como Matemática, Libras, Neurociência, Biologia e Línguas Estrangeiras. Esses foram alguns dos temas trabalhados nos onze relatórios defendidos nestas terceira e quarta semanas de Exames de Qualificação da primeira turma do PPGCIMES-UFPA. Dez apresentações ocorreram no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e uma ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Bragança.

Os Exames de Qualificação da primeira turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA continuam. Na última semana, mais quatro trabalhos foram apresentados, todos no Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), com examinadores internos e externos. Entre os produtos e metodologias propostos nos projetos, estiveram ambientes virtuais e plataformas digitais aplicados em diferentes contextos de ensino-aprendizagem, como a educação a distância, a formação de pedagogos e o desenvolvimento de competências de servidores em instituição de ensino.

Discutir os desdobramentos e encaminhamentos do projeto de desenvolvimento de padrão de site para os Programas de Pós-Graduação da UFPA foi o objetivo do Fórum de Pós-Graduação que ocorreu na tarde da última quinta-feira, dia 4 de maio de 2018, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos - SEGE. Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto desde seu início em 2015, bem como suas etapas de desenvolvimento, o panorama atual e os próximos passos. A apresentação foi conduzida pela Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão - NITAE².

Nesta quinta-feira, dia 3 de maio de 2018, foi dado início a uma importante etapa, não só na trajetória dos discentes, mas para todo o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Até o dia 21 de maio, os alunos da primeira turma do Programa passarão pelos Exames de Qualificação, nos quais terão a oportunidade de apresentar o atual estágio de desenvolvimento de suas pesquisas e receber as contribuições da banca para prosseguir e aperfeiçoar o trabalho.

Terá início no dia 3 de maio de 2018 os Exames de Qualificação da turma 01/2017 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A agenda será aberta com o trabalho “Um FRAMEWORK Gamificado para a Disciplina Algoritmos ou Equivalente”, do discente José Augusto de Sena Quaresma, orientado pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici. O calendário completo pode ser conferido AQUI.

Como parte da programação do “Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais”, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) nos dias 26, 27 e 28 de março de 2018, discentes do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) ministraram, na tarde do dia 28, a oficina “Ditadura e as Estações Criativas: Rotação por Estações e a Criatividade durante a Ditadura Militar”, com o objetivo de mostrar as dimensões da criatividade identificadas em obras artísticas produzidas durante o período da ditadura militar no Brasil.

No dia 28 de março, às 15h30, a Reitoria da UFPA realiza mais uma sessão de cinema no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Setor Básico do Campus de Belém, no Guamá. O filme selecionado, O Mercado de Notícias (2014), é considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores documentários brasileiros de todos os tempos. A exibição será seguida de bate-papo com a professora e jornalista Regina Alves, da Faculdade de Comunicação da UFPA, e com a professora e cineasta Jorane Castro e o professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira, da Faculdade de Cinema e Audiovisual da UFPA. 

1968, "o ano que não terminou", marcou definitivamente a história do Brasil e do mundo. Esse ano intenso, bastante movimentado e repleto de acontecimentos importantes ganha mais um capítulo na Universidade Federal do Pará. Nos dias 26, 27 e 28 de março, ocorre o “Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais”, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico da UFPA. O evento contará com mesas-redondas, oficinas e simpósios, que irão debater os diversos movimentos e acontecimentos de 1968 e seus reflexos 50 anos depois. O seminário é voltado para o público em geral que possua interesse no tema, e as inscrições já podem ser realizadas pelo site.

Discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) participaram na manhã do dia 08 de março (quinta-feira), do Workshop “O uso de métodos criativos em Interação Humano-Computador (IHC)”, ministrado pelo Prof. Dr. David Geerts, da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), no Auditório do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²).

Com o objetivo de abordar processos de concepção e desenvolvimento de metodologias criativas de pesquisa baseadas em jogos, o Prof. Dr. David Geerts, da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), ministrou nesta quarta-feira, dia 07 de março, às 10h30, no Auditório do PGITEC, a Aula Inaugural “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”, dando início ao semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Qual a melhor forma de selecionar e envolver sujeitos em pesquisas científicas? Essa é uma das perguntas recorrentes no dia a dia de pesquisadores. Recrutar pessoas e conseguir que elas se comprometam com investigações científicas é sempre um desafio, seja qual for o procedimento adotado (questionários, entrevistas, grupos de discussão, observações, entre outros). Por conta disso, pesquisadores em diversas partes do mundo têm se dedicado a criar e experimentar metodologias criativas que potencializem o envolvimento dos participantes, de modo que eles se sintam motivados a colaborar com investigações. Entre os recursos utilizados nessa perspectiva, estão elementos de design de jogos, tais como cartas, dados, tabuleiros. Esses elementos atraem a atenção dos participantes e acabam facilitando – mais do que outros procedimentos formais – a participação dos sujeitos, ao possibilitar a realização de dinâmicas individuais e/ou em grupo nas quais o participante atue como agente ativo na construção dos resultados da investigação. 
 
Esses e outros aspectos serão abordados pelo Prof. Dr. David Geerts, coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab), da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), que proferirá a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), no próximo dia 07 de março (quarta-feira), às 10h30, no Auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, em Belém.