Encerrou na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2019, o período dos Exames de Qualificação da Turma 01/2018 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A última apresentação foi da discente Ana Carolina Aleixo de Souza, orientanda do prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai, com o relatório intitulado “Competências Socioemocionais: proposta de uma disciplina optativa para cursos de graduação da UFPA”, defendido às 9h30, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.

A última sexta-feira, dia 29 de março, foi bastante movimentada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, cinco Exames de Qualificação foram realizados, alguns dos quais contaram com avaliadores externos oriundos de outras instituições, nacionais e internacionais.

Dois relatórios de qualificação foram defendidos nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o primeiro às 9h, pela discente Andreza Jackson de Vasconcelos, orientada pela profa. Dra. Marianne Eliasquevici; e o segundo por Mayara de Oliveira Vieira, a partir das 9h30, sob orientação da profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz.

Nesta quarta-feira, 27 de março, terceiro dia de Exames de Qualificação da Turma 2018 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), houve a apresentação de três trabalhos que trouxeram propostas de metodologias de ensino para as temáticas de questões etnicorraciais e aprendizagem na disciplina de algoritmos. Pela parte da manhã, duas bancas foram realizadas no Programa, enquanto a terceira ocorreu no período da tarde.

Mais dois trabalhos foram avaliados nesta terça-feira, dia 26 de março, durante o período de Exames de Qualificação da Turma 2018 no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As discentes Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues e Adriana da Conceição Barros do Rosário, orientadas, respectivamente, pelo prof. Dr. José Miguel Martins Veloso e pelo prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento, defenderam suas propostas de pesquisa e foram avaliadas por professores internos e externos ao Programa.

Começaram nesta segunda-feira, dia 25 de março, os Exames de Qualificação da Turma 2018 do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No primeiro dia, foram apresentados dois relatórios, o da discente Luciana Pereira Albuquerque, com orientação da profa. Dra. Marianne Eliasquevici; e o de Jessica Rocha de Souza Cardoso, com a orientação do prof. Dr. Dionne Monteiro.

E-books, plataformas interativas de ensino, disciplinas temáticas, histórias em quadrinhos, metodologias inovadoras. São esses alguns dos formatos e temáticas das pesquisas em andamento realizadas por discentes da segunda turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo período dos Exames de Qualificação ocorrerá de 25 a 29 de março, e no dia 5 de abril de 2019, em defesas públicas com a presença de avaliadores internos e externos ao Programa. O calendário completo pode ser conferido aqui.

A tarde do dia 15 de março, na semana de abertura do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES-UFPA), foi marcada pela realização de dois workshops simultâneos para participação de discentes e docentes do Programa e pesquisadores parceiros do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²). Um foi ministrado pelo Dr. David Geerts, gerente de pesquisa do Meaningful Interactions Lab (Mintlab) da Katholieke Universiteit Leuven e do imec (Bélgica), e o outro por Vinoba Vinayagamoorthy, pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC de Londres (Inglaterra), ambos no Brasil para missão de trabalho no NITAE². Os dois workshops ocorreram de 15h às 18h, nas salas da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia no mês de março um novo período letivo. Para receber e acolher os calouros dos cursos de graduação, Disciplina de Cálculo 1, o Projeto Newton promoverá no próximo dia 18, segunda-feira, a sua Aula Inaugural que será realizada no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Para as turmas do turno matutino, a aula será às 9h20 e para as turmas do turno vespertino às 16h40. Ambas as aulas serão transmitidas ao vivo, por meio do endereço: http://www.projetonewton.ufpa.br/.

O primeiro dia da agenda de atividades para dar início ao semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi marcado pela realização da Aula Inaugural “A Necessidade de Formarmos Novas Gerações de Resolvedores de Problemas” e pelo workshop Design Thinking para a Resolução de Problemas”. A aula ocorreu de 10h às 12h, no Auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, e o workshop, de 15h às 18h, no auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), ambos ministrados pelo professor convidado, Dr. Charles Madeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As programações contaram com ampla participação de discentes, docentes e colaboradores do Programa.