O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2016, com o curso de Mestrado Profissional.

Tem como objetivo a formação de recursos humanos aptos a conceber, a desenvolver, a testar e a avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em diferentes áreas. Para tanto, serão explorados recursos da Comunicação, da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), de modo a propor soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e discentes de graduação.

O PPGCIMES pretende auxiliar na superação dos desafios impostos ao ensino-aprendizagem na formação de nível superior e, para isso, se estrutura a partir da Área de Concentração Metodologias de Ensino-Aprendizagem. Possui duas Linhas de Pesquisa atuando de maneira integrada: Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES) e Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE).

Com essa perspectiva, o desenho do curso se constitui a partir de movimentos multidisciplinares e interdisciplinares, pilares que estruturam a área de Ensino, portanto, domínio naturalmente escolhido para ancorar esta proposta.

No Pará, já existem cursos na área de Ensino desde 2001, no estado, uma parcela considerável dos cursos nessa área estão sediados na UFPA. Os cursos existentes na Instituição estão relacionados ao ensino de ciências e matemática com forte orientação ao ensino básico.

O objetivo explicitado estabelece as primeiras distinções da proposta do PPGCIMES em relação aos demais Programas existentes na UFPA, já que poderá atender demandas do ensino superior e das quatro subáreas temáticas (Humanidades, Linguagens e Ciências Sociais; Engenharia e Tecnologias; Saúde e Meio Ambiente e Ciências e Matemática) por não estar focado na resolução de problemas no ensino-aprendizagem de somente um domínio do saber.

Atualmente, o corpo docente é formado por uma equipe de 12 professores permanentes, que buscará, junto aos discentes, realizar pesquisas e produções de métodos, técnicas, recursos e práticas que possam configurar novas formas de ensinar e aprender nas diferentes modalidades (presencial, a distância, hibrida) e áreas de conhecimento.