O primeiro dia da agenda de atividades para dar início ao semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi marcado pela realização da Aula Inaugural “A Necessidade de Formarmos Novas Gerações de Resolvedores de Problemas” e pelo workshop Design Thinking para a Resolução de Problemas”. A aula ocorreu de 10h às 12h, no Auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, e o workshop, de 15h às 18h, no auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), ambos ministrados pelo professor convidado, Dr. Charles Madeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As programações contaram com ampla participação de discentes, docentes e colaboradores do Programa.

Na Aula Inaugural, que foi transmitida ao vivo pela Internet, por meio do endereço www.aovivo.nitae.ufpa.br, o professor Charles trouxe para discussão com o público as transformações vividas pela sociedade no contexto de processos de informatização, com a tecnologia sendo cada vez mais orientadora das relações pessoais ou de mercado. A apresentação mostrou como o conhecimento e a informação adquiriram ainda maior valor, não somente financeiro, mas cultural e social. E, segundo o professor, indo em outra direção em relação à esta tendência, as instituições de ensino não estavam incorporando tal valor nas suas realidades de formação.

Considerando as características dos alunos de hoje em dia, já integrados ao contexto digital e ao uso das novas tecnologias, as instituições de ensino não mais poderiam estar “desconectadas”, formando pessoas sem características como: proatividade, pensamento crítico, criatividade, capacidade de inovar, entre outras. Para o professor Charles, o cenário atual possui novas demandas, que necessitam de novas respostas.

A partir de alguns dados secundários, o professor apresentou um pouco da situação do Brasil em meio à crise global na educação. Os resultados abaixo do ideal nos índices de educação básica têm refletido na educação de nível superior, com alunos enfrentando grandes dificuldades em conteúdos iniciais da formação e no desenvolvimento da capacidade de interpretar e resolver problemas, bem como de exercitar o raciocínio lógico. Tal situação, por sua vez, desemboca no mercado de trabalho, que está em busca de profissionais com habilidades que vão para além das áreas de formação, como o trabalho em equipe e a capacidade de propor soluções aplicadas a problemas complexos.

Diante disso, o conferencista apontou alguns caminhos e desafios, que envolvem uma mudança sistêmica na educação, pela proposta de novas formas de ensino e fomento a uma cultura de resolução de problemas, desenvolvendo nos alunos as habilidades fundamentais para o século XXI. O uso de tecnologias digitais aplicadas ao ensino e das metodologias inovadoras em sala de aula são algumas das opções, o que demanda modificação de postura tanto dos educadores quanto dos educandos, além do alinhamento das políticas públicas a essa necessidade.

Para finalizar, o professor, que é docente do Instituto Metrópole Digital (IMD) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da UFRN, apresentou algumas experiências do IMD, entre elas, a atuação no projeto “Rede Giga Metrópole”, que busca prover escolas públicas da região metropolitana de Natal com internet de alta velocidade e a própria formação interdisciplinar de profissionais no âmbito das Tecnologias Educacionais, por meio do Bacharelado em Tecnologia da Informação e do Mestrado Profissional do PPgITE, entre outras. Ao final da conferência, houve ainda um momento de diálogo, com perguntas dos docentes e discentes presentes.

 

Workshop para resolver problemas educacionais

Pela parte da tarde, o professor Charles apresentou, em seu workshop, a abordagem do Design Thinking, metodologia para resolução de problemas, como opção de estratégia para desenvolver soluções a problemas educacionais. Foi indicado aos participantes que concebessem uma proposta para resolver algum problema no âmbito de ensino, seja de currículo, espaço, processos e ferramentas, ou sistemas educacionais, tendo que mostrá-la, ao final do workshop, em uma apresentação rápida e impactante aos demais.

Com base nos pilares do design thinking (empatia, visualização, colaboração e tangibilização) e nas etapas de descoberta, interpretação, ideação e experimentação, os participantes primeiramente integraram uma dinâmica chamada “Dinâmica dos 6 Chapéus”, na qual as pessoas precisavam assumir determinado papel em uma discussão, de acordo com o chapéu que usavam, para exercitar a colaboração e a geração de ideias.

Depois disso, o professor apresentou alguns estudos de caso de uso da abordagem trabalhada para, então, os participantes se dividirem em grupos para escolher um determinado problema e criar uma solução para o mesmo. O workshop terminou com a apresentação das propostas.

 

Nesta sexta ainda tem mais!

As atividades continuam nesta sexta-feira, 15 de março, com a participação dos pesquisadores internacionais convidados: o professor Dr. David Geerts, gerente de pesquisa do Meaningful Interactions Lab (Mintlab) da Katholieke Universiteit Leuven e do imec (Bélgica), e Vinoba Vinayagamoorthy, pesquisadora PhD em Ciência da Computação, que atua no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC de Londres (Inglaterra).

Pela manhã, às 9h, Vinoba irá ministrar a conferência aberta intitulada “Habilitando Interações Mais Ricas: fornecendo experiências em multi-dispositivos conectados e sincronizados” – Enabling Richer Interactions: delivering (synchronised) connected multi-device experiences, no auditório do PGITEC-UFPA. A conferência terá tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo site www.aovivo.propesp.ufpa.br, integrando a programação da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFPA, realizada com apoio do NITAE2.

À tarde, ocorrerão dois workshops simultâneos, um com o prof. David, intitulado “Abordagens de Ideação para Novas Tecnologias” (Ideation Approaches for Novel Technologies), a ocorrer na Sala Uriboca da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA, e outro com Vinoba, com o título “Gerando ideias para o futuro da TV” (Generating ideas for the future of TV), na sala Una do mesmo prédio. Ambos serão realizados de 15h às 18h. Essa parte da programação integra as atividades do projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de seu Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI).