No dia 28 de março, às 15h30, a Reitoria da UFPA realiza mais uma sessão de cinema no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Setor Básico do Campus de Belém, no Guamá. O filme selecionado, O Mercado de Notícias (2014), é considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores documentários brasileiros de todos os tempos. A exibição será seguida de bate-papo com a professora e jornalista Regina Alves, da Faculdade de Comunicação da UFPA, e com a professora e cineasta Jorane Castro e o professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira, da Faculdade de Cinema e Audiovisual da UFPA. 

O roteiro de O Mercado de Notícias tem como linha condutora a peça The Staple of News (1625), do dramaturgo, poeta e crítico literário inglês Ben Jonson (1572 - 1637), contemporâneo de Shakespeare. Por meio de crítica social e humor ácido, Jonson discute a credibilidade das notícias (diretamente ligada ao conhecimento da fonte e a que interesses elas atendem), e a necessidade constante de informação, que torna a notícia um mercado e uma forma de entretenimento – assuntos bem atuais, apesar de a peça ter sido escrita há cinco séculos.

Para realizar o documentário o diretor e roteirista Jorge Furtado e a professora Liziane Kugland traduziram e adaptaram a peça de Jonson para o português. Além de trechos da peça, com cenas dos ensaios e passagem de textos, o filme traz entrevistas com treze jornalistas brasileiros. Ao debater os critérios jornalísticos, a ética, a manipulação de informações, o papel do jornalista, O Mercado de Notícias traça um painel sobre a mídia e a democracia, com uma breve história da imprensa, destacando seu papel na construção da opinião pública e seus interesses políticos e econômicos.

Aclamado com o Prêmio do Júri e como Melhor Documentário do Cine PE: Festival do Audiovisual, de Pernambuco, O Mercado de Notícias também analisa casos emblemáticos e reais do jornalismo brasileiro. Nas palavras de Jorge Furtado, o filme “debate critérios jornalísticos, e este é o seu sentido e o sentido da peça de Jonson. É também uma defesa da atividade jornalística, do bom jornalismo, sem o qual não há democracia.” Furtado também dirigiu O Homem que Copiava e Meu Tio Matou um Cara. Vale a pena uma visita ao site oficial do projeto: http://www.omercadodenoticias.com.br/

 

Serviço:

Exibição do documentário O Mercado de Notícias (2014)

Dia 28 de março (quarta-feira), 15h30.

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes. Universidade Federal do Pará, no Campus Básico, Guamá, Belém

Classificação etária: 14 anos

Exibição gratuita. A entrada será livre até a lotação do auditório

Realização: Reitoria da UFPA

 

Texto e fotos: Divulgação