No último dia 12 de novembro de 2022, foi realizado o minicurso “Tenho estudante com Autismo em minha sala de aula, e agora? Minicurso de orientações e estratégias de atendimento ao(à) estudante com TEA”, na sede da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no município de Oriximiná-Pará. A ação foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial no Ensino Superior (GEPEE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da UFOPA, da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da UFPA e da empresa Intensidade. 

A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) torna público o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo do PPGCIMES - Turma 2023. Para conferir o resultado, clique aqui.

As declarações de isenção serão enviadas por e-mail aos candidatos que tiveram suas solicitações deferidas.

 

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público o Edital do Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2023 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com inscrições abertas de 17 de outubro a 03 de novembro de 2022. O Edital na íntegra, em PDF e em formatos acessíveis para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) e Libras, podem ser conferidos na aba de Ingresso do site do Programa.

De 4 a 7 de outubro de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do NITAE²-UFPA, em parceria com a sua Representação Discente, realizará a segunda edição do evento “PPGCIMES Tá On!”, um conjunto de atividades abertas tanto para a comunidade interna quanto externa ao Programa. A proposta é que o evento seja um espaço de socialização de conhecimentos entre os(as) discentes, docentes e egressos(as) do Programa, mas também com estudantes de graduação e de outros PPGs, e ainda, com potenciais interessados em ingressar no Programa, via Processo Seletivo.

A programação completa pode ser conferida aqui e é composta por palestra, minicurso, oficinas, dinâmicas e atividades vivenciais, além de um momento de integração. As atividades serão realizadas de forma remota, via plataforma Zoom.us, e, em alguns casos, presencialmente, no Auditório do NITAE², no campus do Guamá em Belém.

Fonte: Walter Pinto (texto), Alexandre de Moraes (imagem), Assessoria de Comunicação da UFPA. Jornal Beira do Rio, nº 164 (set./nov. 2022).

Um conjunto de cartas para discutir ciência. Esse foi o produto educacional criado por Suelen Miyuki Alves Guedes em sua dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da UFPA. A dissertação Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com discentes de graduação foi orientada pela professora Marianne Kogut Eliasquevici. O conjunto de cartas, fruto da dissertação, é denominado Ciência em Questão: diálogos com cartas. 

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro de 2022, será realizada a Jornada Pedagógica de Inovação no Ensino Superior, evento que está sendo organizado pela Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Em sua primeira Avaliação Quadrienal da CAPES, relativa ao quadriênio 2017-2020, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) obteve a Nota 4, conforme resultado preliminar disponibilizado aos coordenadores de PPGs na Plataforma Sucupira, no último dia 02 de setembro de 2022, e liberado para ampla divulgação em 12 de setembro de 2022, via Ofício Circular n. 51/2022 da CAPES. 

A Nota 4 evidencia o reconhecimento da Área de Ensino (n. 46) no que tange ao potencial formativo do PPGCIMES em seus primeiros anos de atividades, e da sua capacidade de congregar produção científico-acadêmica com ações qualificadas de ensino e de diálogo com a sociedade. Este conceito também permite que o corpo docente do Programa inicie processos internos de avaliação e discussão a respeito da possibilidade de submeter uma proposta de Curso de Doutorado Profissional em Ensino, com autorização da CAPES.