A tarde do dia 15 de março, na semana de abertura do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES-UFPA), foi marcada pela realização de dois workshops simultâneos para participação de discentes e docentes do Programa e pesquisadores parceiros do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²). Um foi ministrado pelo Dr. David Geerts, gerente de pesquisa do Meaningful Interactions Lab (Mintlab) da Katholieke Universiteit Leuven e do imec (Bélgica), e o outro por Vinoba Vinayagamoorthy, pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC de Londres (Inglaterra), ambos no Brasil para missão de trabalho no NITAE². Os dois workshops ocorreram de 15h às 18h, nas salas da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA.

Técnicas de ideação

No workshop “Abordagens de Ideação para Novas Tecnologias” (Ideation Approaches for Novel Technologies), o Dr. David abordou técnicas de ideação que podem ser usadas em sessões de co-design para criar aplicativos ou recursos para novas tecnologias. A atividade dos participantes foi conceber, em grupos, uma dinâmica de ideação, ou seja, de criação de ideias, para atendimento a alguma necessidade de usuários de tecnologia em seus cotidianos. Além de conceber, as pessoas deveriam também ilustrar tal dinâmica e apresenta-las aos demais participantes.

Ao todo, quatro propostas de dinâmicas de ideação foram concebidas no workshop. Foram elas: um jogo para mapear melhorias no ensino; uma solução tecnológica para recarregar a energia de dispositivos eletrônicos móveis; um tabuleiro com tecnologia háptica para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes; e o uso da tecnologia háptica para monitorar o momento de saída do coma de pacientes de UTI´s em estado de intubação, evitando danos que um retorno inesperado pode causar. Para apresentar suas ideias, os participantes utilizaram diversos materiais gráficos para montagem de cartazes explicativos e protótipos de baixa fidelidade dos instrumentos criados.

Unindo ideias e criando soluções

No workshop “Gerando ideias para o futuro da TV” (Generating ideas for the future of TV), o foco da Dra. Vinoba foi explorar a geração de ideias para o futuro da televisão, do vídeo conectado e de formas emergentes de experienciar conteúdo, a partir de experiências já realizadas na BBC. Para isso, a pesquisadora envolveu os participantes em uma dinâmica de geração de ideias na qual as pessoas foram apresentadas a seis “personas”, ou seja, perfis fictícios de usuários de tecnologia, e convidadas a refletir sobre uma necessidade de solução para determinado problema.

A partir da preferência dos participantes por uma dessas “personas”, os mesmos foram divididos em grupos e, no âmbito do grupo formado, cada participante deveria gerar individualmente uma grande quantidade de ideias para solucionar a necessidade da “persona”. Tais ideias eram, então, discutidas coletivamente com o objetivo de definir e aperfeiçoar somente uma por grupo. Entre as propostas criadas pelo grupo a partir da reunião das ideias de seus membros, estiveram aplicativos, websites, redes sociais, entre outras.

Além dos workshops do professor David e de Vinoba, a abertura do semestre letivo do PPGCIMES foi marcada pela Aula Inaugural “A Necessidade de Formarmos Novas Gerações de Resolvedores de Problemas” e pelo workshop “Design Thinking para a Resolução de Problemas”, ambos ministrados pelo professor Charles Madeira, da UFRN, no dia 14 de março. Já no dia 19 de março de 2019, os alunos da nova turma do Programa participarão ainda da Recepção Discente, uma programação temática organizada para dar as boas-vindas aos novos integrantes do Programa, a qual ocorrerá de 10h às 13h e de 14h30 às 18h, no auditório Enrique Campbell, do Instituto de Geociências da UFPA.