E-books, plataformas interativas de ensino, disciplinas temáticas, histórias em quadrinhos, metodologias inovadoras. São esses alguns dos formatos e temáticas das pesquisas em andamento realizadas por discentes da segunda turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo período dos Exames de Qualificação ocorrerá de 25 a 29 de março, e no dia 5 de abril de 2019, em defesas públicas com a presença de avaliadores internos e externos ao Programa. O calendário completo pode ser conferido aqui.

Ao todo, 15 relatórios de qualificação serão defendidos, a maioria no próprio Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), unidade na qual o Programa está sediado. Em se tratando de um Mestrado Profissional em Ensino, serão apresentadas propostas de produtos e metodologias aplicadas ao ensino de diferentes áreas do conhecimento e assuntos, como Algoritmos, Programação, Acessibilidade, Ensino Religioso, Empreendedorismo e Competências Socioemocionais.

O objetivo do Exame, conforme Regimento do PPGCIMES, é o de “discutir e avaliar o estágio de desenvolvimento da pesquisa do discente e sugerir possíveis mudanças ou direcionamentos para o trabalho”. Certamente, este será um momento bastante significativo na formação dos estudantes e no próprio histórico do Programa, que está, atualmente, com três turmas em funcionamento: a primeira em vias de defesa das dissertações, a segunda passando pelos Exames de Qualificação, e a nova turma, que iniciou as atividades no último dia 19 de março.

SERVIÇO:

Exames de Qualificação – Turma 01/2018 – PPGCIMES-UFPA

Período: 25 a 29/03/2019 e 05/01/2019

Site: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br

Agenda completa: http://ppgcimes.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/qualificacao/257-exames-de-qualificacao-turma-01-2018-ppgcimes-ufpa