O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará atividades durante o Dia C da Ciência, que será celebrado em todo país na próxima quarta-feira, dia 17 de outubro.

O Dia C da Ciência está em sua 2ª edição e ocorre anualmente, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), que este ano acontece de 15 a 21 de outubro e traz a temática “Ciência para a redução das desigualdades”. O objetivo é mobilizar Universidades, Institutos e Centros de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver atividades com a comunidade em escolas, museus, espaços públicos e nos próprios ambientes institucionais para mostrar a importância das pesquisas e como elas estão presentes no cotidiano de todo cidadão.

Para a edição deste ano, o PPGCIMES organizou duas atividades. Durante a manhã, das 10h às 12h, será ministrado o minicurso “Criatividade e inovação para a redução das desigualdades” pelos discentes Rafael Costa e Marcelo Pacheco, da turma 2017. A ideia é mostrar como a criatividade e a inovação podem ser utilizadas na construção de recursos que facilitem a comunicação de conhecimentos entre diferentes públicos. Serão apresentadas experiências de algumas pesquisas realizadas no próprio Programa visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

A segunda atividade será ofertada no período da tarde, das 14h30 às 17h30. A oficina “Divulgação da Ciência – uma introdução” será conduzida pela Professora e Coordenadora do Programa, Marianne Kogut Eliasquecivi, e pelo discente da turma 2017, Aislan de Paula. A proposta é apresentar ao público acadêmico formas de produzir estratégias comunicativas para narrar conteúdos científicos complexos, de maneira lúdica e com linguagem interativa, baseadas em princípios da Divulgação da Ciência.

Ambas as atividades serão realizadas no auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA. A participação é aberta a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia, limitando-se apenas à capacidade do espaço. Haverá certificação para os participantes.

Além disso, a docente do Programa, Professora Maria Ataide Malcher, participará do IX Seminário de Integração Institucional da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação), que acontece de 15 a 17 de outubro, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Na mesa intitulada “O papel das Ciências Humanas e da Comunicação no desenvolvimento e democratização da ciência no Brasil”, a professora, que é representante da área de Ciências Humanas e Sociais no Conselho Deliberativo do CNPq, abordará as perspectivas para a ciência no cenário político que se desenha no país e qual o papel das Universidades diante dos desafios que se colocam.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criada em 2004 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana é liderada pela Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED/MCTIC). Tem como proposta a divulgação da ciência brasileira, o incentivo a crianças e jovens para o fazer científico e a promoção da pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável. Para isso, envolve anualmente universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas, museus, escolas, órgãos governamentais, empresas e outras instituições de todo o país. Este ano, a SNCT 2018 ocorrerá oficialmente de 15 a 21 de outubro.

Minicurso “Criatividade e inovação para a redução de desigualdades”

Horário: 10h-12h

Local: Auditório do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²)

Aberta a todos os públicos, sem inscrição prévia

Oficina “Divulgação da Ciência – desenvolvendo propostas”

Horário: 14h30-17h30

Aberta a todos os públicos, sem inscrição prévia

Palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: perspectivas e desafios diante do cenário em construção”

Horário: 9h-12h

Local: ECA-USP

Programação integrante da Mesa “O papel das Ciências Humanas e da Comunicação no desenvolvimento e democratização da ciência no Brasil”, no IX Seminário de Integração Institucional da SOCICOM.