Realidade virtual, aplicativos, vídeos de bolso, webséries, entre outros produtos aplicados ao ensino de disciplinas como Matemática, Libras, Neurociência, Biologia e Línguas Estrangeiras. Esses foram alguns dos temas trabalhados nos onze relatórios defendidos nestas terceira e quarta semanas de Exames de Qualificação da primeira turma do PPGCIMES-UFPA. Dez apresentações ocorreram no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e uma ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Bragança.

A primeira defesa da semana ocorreu na manhã da segunda-feira, dia 14 de maio, às 9h30, com a apresentação do trabalho “Uma Jornada pelo Universo da Matemática Visual”, do mestrando Edilson dos Passos Neri Junior. Na pesquisa, orientada pela Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz, busca-se trabalhar as ilustrações e os modelos 3D de Cálculo Diferencial e Integral e da Geometria Fractal como facilitadores do aprendizado. Participaram da banca examinadora o Prof. Dr. Iran Abreu Mendes (PPGECM/UFPA) e o Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz (PPGCIMES/UFPA).

Modelos 3D de formas matemáticas como facilitadores de aprendizado são o foco do trabalho do mestrando Edilson Neri Junior.

Na tarde deste mesmo dia, às 14h30, a discente Juliardnas Rigamont Araújo Nascimento também apresentou seu relatório de qualificação, de título “Ambiente Virtual da Membrana Plasmática com Simulador como Recurso Didático para o Ensino de Biologia Celular”. A proposta é desenvolver um modelo em realidade virtual da membrana plasmática das células para aproximar os estudantes dos conceitos trabalhados em Biologia Celular. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro, com coorientação da Profa. Dra. Ana Cássia Sarmento Ferreira (IFPA). Na banca examinadora, estiveram presentes o Prof. Dr. Carlos Alberto Machado da Rocha (IFPA) e a Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz (PPGCIMES/UFPA).

A discente Juliardnas Nascimento utiliza a realidade virtual para estudo das células.

Na terça-feira, 15 de maio, mais dois relatórios foram apresentados. Pela manhã, às 8h30, foi defendido o trabalho “Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel Baseado em Aplicativo de Mensagens Instantâneas e a Formação de Professores: uma abordagem metodológica”. A proposta, que busca inserir os aplicativos de mensagens instantâneas como forma de praticar e experimentar uma língua estrangeira, é de autoria do discente Rafael Silva Costa, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz. A banca examinadora foi composta pela Profa. Dra. Maria Ataide Malcher (PPGCIMES/UFPA) e pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES/UFPA).

Para o mestrando Rafael Costa, aplicativos de mensagens podem ser uma alternativa pedagógica.

Às 15h, foi a vez da mestranda Mayara Santos Maciel. Sob o título “Videoaprendizagem: uma proposta experimental de metodologia ativa de ensino e aprendizagem para o Ensino Superior”, o projeto busca propor uma metodologia ativa de aprendizagem com base na produção de vídeos de bolso. A banca avaliadora foi formada pelo Prof. Dr. Benedito Fialho Machado (PPGECM/UFPA) e pela Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz (PPGCIMES/UFPA), sendo presidida pela Profa. Dra. Guaciara Barbosa de Freitas, orientadora do trabalho.

A mestranda Mayara Maciel trouxe os vídeos de bolso como proposta metodológica.

No dia seguinte, quarta-feira, 16 de maio, houve a defesa de mais três relatórios de qualificação. Às 9h, foi apresentado o trabalho “Libras na UFPA: proposta de um glossário de Libras on-line da fauna e flora amazônicas” da mestranda Ana Carolina Delgado Quaresma Libonati. O projeto, orientado pela Profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas, prevê a criação de um website que disponibilize um glossário em Libras específico de termos da fauna e flora da Amazônia. O trabalho foi avaliado pela Profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves (SAEST/UFPA) e pela Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES/UFPA).

A discente Ana Carolina Libonati propôs a criação de um glossário em Libras sobre a fauna e flora amazônicas.

Pela parte da tarde, mais duas mestrandas apresentaram seus trabalhos. O relatório “Simulador da Cadeia Glicolítica em Ambiente de Realidade Virtual como Recurso Didático para o Ensino de Respiração Celular”, da mestranda Glenda Quaresma Alves, propõe o uso da realidade virtual para facilitar o aprendizado do funcionamento de células, nesse caso, especificamente sobre a respiração celular. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro, com a banca avaliadora formada pelo Prof. Dr. Jackson Costa Pinheiro (PROFBIO/UFPA) e pelo Prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento (PPGCIMES/UFPA).

Realidade virtual para incentivar o aprendizado sobre respiração celular é o tema do trabalho da mestranda Glenda Alves.

Para fechar o dia de apresentações, a discente Shirley dos Santos Silva, orientanda do professor Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz, apresentou o relatório de qualificação “Oficina pedagógica: alternativa metodológica para compreender o uso dos jogos educativos nos casos de dislexia”. O projeto, que visa desenvolver uma oficina pedagógica de jogos direcionada a acadêmicos do curso de Pedagogia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos com dislexia, foi avaliado pela Profa. Dra. Simone do Socorro Freitas do Nascimento (Secretaria de Estado da Educação do Amapá) e pela Profa. Dra. Netília Silva dos Anjos Seixas (PPGCIMES/UFPA).

A educação de pessoas com dislexia é o centro do trabalho da mestranda Shirley Silva.

Na quinta-feira, 17 de maio, às 9h, o mestrando Edmar Fernandes Borges Filho apresentou o relatório de qualificação com o título “App Be My Eyes On The Sciences: uma contribuição na formação de docentes de Ciências Naturais para trabalhar com deficientes visuais”. Sob orientação da Profa. Dra. Guaciara Barbosa de Freitas, o projeto busca a utilização de um aplicativo para aperfeiçoar a formação de professores de Ciências Naturais para o ensino de alunos com deficiência visual. A Profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves (SAEST/UFPA), a Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres Contente (PPGECM/PPGDOC/UFPA) e o Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro (PPGCIMES/UFPA) participaram da banca avaliadora.

 O projeto do discente Edmar Borges Filho prevê o uso de aplicativo voltado a professores para auxiliar no ensino de pessoas com deficiência visual.

Na tarde do dia 18 de maio, sexta-feira, os dois últimos relatórios da semana foram apresentados. Às 14h, foi apresentado o trabalho “Caderno Didático Pedagógico Bio-Arte”, da discente Leidiane Jacira de Oliveira Santos, orientado pelo Prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento. O projeto tem o objetivo de desenvolver um material didático que integre elementos artísticos, lúdicos e da neurociência para auxiliar no aprendizado da Biologia, a partir de recortes da obra O Nascimento de Vênus (1484), de Sandro Botticelli. Na banca avaliadora, estavam presentes a Profa. Dra. Ana Cristina de Andrade Aguiar Dias (PROFBIO/UFPA) e o Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro (PPGCIMES/UFPA).

O aprendizado da Biologia a partir da arte é a proposta da mestranda Leidiane Santos.

Às 15h, no IFPA - campus Bragança, a mestranda Angela Tamires Nascimento Alexandre iniciou a apresentação de seu relatório de qualificação intitulado “Aonde você vai Maçariquinho? Processos migratórios de aves marinhas, neurociência e divulgação”. O trabalho possui orientação do Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso e coorientação do Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz (PPGCIMES/UFPA) e da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher (PPGCIMES/UFPA). O projeto trata da divulgação de conhecimentos de Neurociências a partir da produção de uma websérie animada sobre o processo de migração dos maçaricos. Na banca examinadora, estiveram presentes a Profa. Dra. Nara Gyzely de Morais Magalhães (IFPA) e o Prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho (PPGECM/UFPA).

No projeto da discente Angela Alexandre, o estudo sobre a migração de pássaros é abordado a partir do desenvolvimento de uma websérie.

A websérie será concebida e produzida em conjunto, com enfoques diferenciados, pelos projetos de dois alunos: Angela Alexandre e Aislan de Paula Ferreira da Silva. No trabalho de Aislan da Silva, o foco é a estruturação e construção dos elementos audiovisuais e hipermidiáticos, sob orientação da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher

A banca avaliadora fez sugestões de literatura e contribuições para os próximos passos da pesquisa.

Com o título "Desbravar novos mundos: experimentando a potencialidade da websérie animada na divulgação científica, a partir de conceitos da Neurociência", o trabalho foi o último a ser apresentado e avaliado na programação de Exames de Qualificação da primeira turma do PPGCIMES, nesta segunda-feira, 21 de maio, às 14h, no auditório do NITAE². Compuseram a banca avaliadora a Profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici (PPGCIMES/UFPA) e a Profa. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela (PPGCOM/UFJF), que participou por meio de videoconferência.