Discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) participaram na manhã do dia 08 de março (quinta-feira), do Workshop “O uso de métodos criativos em Interação Humano-Computador (IHC)”, ministrado pelo Prof. Dr. David Geerts, da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), no Auditório do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²).

O Prof. David Geerts ministrou Workshop pensado para exercitar a criatividade dos participantes.

O Prof. David Geerts coordena o Meaningful Interactions Lab (mintlab), laboratório que tem como uma de suas características adotar abordagens criativas em pesquisas qualitativas, a fim de desenvolver soluções a partir dos próprios sujeitos diretamente afetados na investigação. Nesse sentido, construir metodologias inovadoras que utilizam materiais acessíveis e que se aproximam da realidade vivida pelos sujeitos tende a tornar dados e resultados obtidos ainda mais factíveis aos contextos em que se pretende intervir.

O Workshop contou com atividades teóricas e práticas.

Pensando nisso, o objetivo do Workshop foi refletir, discutir e exercitar algumas metodologias para desenvolvimento de pesquisas qualitativas, em especial as que envolvem a relação dos sujeitos com tecnologias. O professor iniciou apresentando alguns dos métodos criativos que já foram adotados em pesquisas anteriores do mintlab para sensibilização de pessoas e sistematização de ideias, como o uso de diários, jogos de tabuleiro, elaboração de personas, entre outras. A ideia foi inspirar os participantes do Workshop e mostrar algumas aplicações desses métodos em contextos reais.

Os presentes tiveram contato com experiências criativas de pesquisa qualitativa

Após a exposição do Professor David, os presentes foram convidados a escolher um assunto e um problema de pesquisa, bem como um método que pudesse ser utilizado para desenvolver suas proposições. Para isso, eles se dividiram em grupos de cinco pessoas para discutirem juntos temas, questões de pesquisa e qual das metodologias apresentadas se adaptaria melhor a cada situação. Posteriormente, cada grupo apresentou suas propostas para a turma e pôde receber contribuições.

Com perguntas e metodologias definidas, o passo seguinte foi idealizar e criar protótipos dos métodos escolhidos para atender às questões propostas. Em seus grupos, os participantes utilizaram diversos materiais para criarem modelos físicos de suas propostas de metodologia, como canetas e papéis coloridos, fita adesiva, cola e tesoura. Após isso, os grupos apresentaram seus protótipos e como eles seriam aplicados.

Os participantes criaram manualmente seus protótipos com materiais de papelaria

Protótipos utilizando metodologias criativas

Um dos protótipos envolvia as metodologias do diário no formato de cartas e o jogo de tabuleiro. A problemática refletia sobre a questão da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Nele, os participantes jogavam um dado para avançar no tabuleiro e tiram uma carta de acordo com a casa em que caírem, podendo ser cartas de perguntas gerais sobre o tema e outras mais específicas. O tabuleiro continha espaços em papeis adesivados para que os participantes anotassem suas respostas. A partir delas, os jogadores ganhavam cartas “positivas”, demonstrando atitudes de sensibilidade e conscientização para a inclusão, ou “negativas”, denotando pouco conhecimento para a questão trabalhada. Venceria aquele que possuísse mais cartas “positivas”, independente de chegar primeiro ao final do jogo ou não.

A ideia dessa metodologia é que, durante a dinâmica, os jogadores conversassem com os pesquisadores sobre suas atitudes perante as pessoas com deficiência, o que permite aprofundar qualitativamente a pesquisa no sentido de conhecer e interpretar melhor as experiências dos participantes. Os papeis adesivados no tabuleiro que forem respondidos também possibilita a coleta e posterior sistematização dos dados.

Protótipo envolvendo diário no formato de cartas e jogo de tabuleiro busca compreender as atitudes perante pessoas com deficiência

Demais atividades com o NITAE²

A vinda do Prof. David Geerts é parte das atividades da Jornada de Cooperação Internacional UFPA, uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Além do Workshop, o professor também proferiu a conferência “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”, realizada na manhã do dia 07 de março, no Auditório do PGITEC, que integrou as atividades da Jornada e também foi a Aula Inaugural da Turma 2018 do PPGCIMES.

O professor cumpre ainda uma agenda de trabalho até o dia 10 de março com pesquisadores e professores do NITAE², relacionada ao projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, aprovado no edital nº 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da CAPES. O grupo da UFPA lidera o projeto e o Prof. David Geerts é o coordenador internacional. O projeto conta ainda com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como instituição brasileira associada.