Utilizar os mecanismos e aplicações da robótica em sala de aula pode promover momentos de aprendizagem significativa. Foi com esse conceito que os alunos do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES-UFPA) tiveram contato durante a oficina “Robótica e Educação”, ministrada nesta segunda-feira, dia 06 de novembro, no auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDi/UFPA), pelo Prof. Dr. Marcelo Pustilnik, do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O professor é líder do Grupo de Pesquisa APRENDE STEAM, que realiza estudos na área da Educação e vem empreendendo trabalhos junto a escolas para fomentar, por meio da robótica, o aprendizado para crianças. A robótica em sala de aula é capaz de desenvolver tanto habilidades para a vida social, como linguagem, responsabilidade e trabalho em equipe; como construir conhecimento do conteúdo programático pelos alunos de uma maneira ampliada, em diálogo com a busca por resoluções de problemas e pela autonomia dos mesmos no processo.

Alunos aprenderam a montar peças e a programar utilizando software voltado a crianças

Durante a oficina, os alunos do PPGCIMES exploraram possibilidades de criação do Mindstorms Education NXT, um conjunto de peças montáveis e programáveis desenvolvido pela empresa Lego e voltado para crianças a partir dos oito anos de idade. Em um primeiro momento, os participantes utilizaram as peças para montar um robô Lego semelhante a um carrinho de brinquedo. Em seguida, o programaram para que seguisse uma linha traçada no chão por meio da leitura da reflexividade da superfície onde o robô se encontrava. Após aprenderem a manusear o sistema, os discentes foram desafiados a resolver problemas aplicados à área de Geometria utilizando o brinquedo, em uma simulação das possibilidades de utilização em sala de aula que o kit oferece.

Etapa de montagem do robô

Para o professor Marcelo Pustilnik, mais do que ajudar a compreender os assuntos dos conteúdos programáticos, colocar os alunos em contato com a robótica em sala de aula é um passo importante para que a aprendizagem seja construída de forma significativa: “Lidar com a robótica torna a aprendizagem mais divertida e interativa. Quando essa aprendizagem se dá de forma agradável, as chances de o aluno esquecer o que viu na escola são muito menores”, aponta o professor.

Ainda segundo o docente, ao propor desafios lógicos e buscar soluções utilizando o recurso lúdico da robótica, a turma exercita a capacidade de transpor as barreiras disciplinares das escolas, colocando em prática vários conhecimentos de forma agregada e transdisciplinar. Além disso, para o pesquisador, colocar as crianças no centro do processo de criação e desenvolvimento em tecnologia e informática favorece com que elas desenvolvam desde cedo habilidades voltadas para esta área, que hoje é essencial.

Os alunos programaram o robô utilizando plataforma da Lego

O discente Edilson Neri, do PPGCIMES, aponta que a oficina o ajudou a perceber novas possibilidades para o ensino-aprendizagem: “Eu enxerguei o quanto a utilização da tecnologia como um todo em sala de aula pode ser importante. Além da formação dos estudantes como cidadãos, como pessoas que estão inseridas nesse meio tecnológico, isso é um diferencial na formação deles enquanto pessoas que daqui pra frente estarão na Universidade e farão uso dessas tecnologias. Este uso da tecnologia em sala de aula ajudará que eles desenvolvam habilidades referentes à tecnologia que eles talvez não tivessem”, comenta ele.

O robô Lego pronto e em funcionamento

O Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, docente do PPGCIMES, aponta a importância da oficina para o Programa e para os alunos: “O nosso Programa é sobre criatividade e inovação no ensino. Então, tudo que está sendo dito aqui hoje sobre utilizar a tecnologia dentro do ensino tem um pouco disso e tem tudo a ver com a nossa proposta”, explica o professor.