A Comissão do Processo Seletivo – Turma 2018, do PPGCIMES-UFPA, informa que, conforme item 3.2.10 do Edital, para inscrição, é necessário apresentar Comprovante de aprovação em Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, conforme o subitem 8.1 e seus desdobramentos.

O candidato que não possuir a certificação em Língua Estrangeira deve se submeter ao Exame do PROFILE (Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras) da UFPA. O Edital nº2/2017 (sessão de outubro) do Exame está com inscrição abertas no período de 11 a 22 de setembro de 2017 para candidatos a Programas de Pós-Graduação strictu sensu (Mestrado e/ou Doutorado) e pode ser conferido aqui.

Conforme item 8.1.2 do Edital, as informações e procedimentos sobre o Exame devem ser consultados no edital do PROFILE (acesso: www.ufpa.br/profile, menu de Inscrições). Estarão isentos da realização do Exame os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição no Processo Seletivo do PPGCIMES, original e cópia de uma das certificações indicadas nos subitens do item 8.1.5 do Edital. O candidato não aprovado nesta fase será eliminado do Processo Seletivo.

O cronograma completo do PROFILE pode ser acessado no seguinte link.